Mergulhe na Natureza

As Cabanas da Viscondessa são um alojamento distinto: construídas na tranquilidade da Quinta da Bacelada, proporcionam um ambiente moderno, acolhedor e familiar, que permite desfrutar a natureza de forma relaxante e com toda a privacidade.

Natureza intacta, ar puro

Queremos preservar estes bens preciosos. As Cabanas da Viscondessa são um alojamento para não fumadores. Não é permitido fumar, nem nos apartamentos, nem nos espaços exteriores.

Um alojamento com história

As Cabanas da Viscondessa têm uma história para contar. Firmam os seus alicerces na memória do local onde foram construídas e na dos nossos antepassados a ele ligados, em especial à Viscondessa de São Mateus, convidando os hóspedes a descobrir um pouco da história da ilha a partir desta importante personagem da vida de São Jorge e da de alguns dos seus familiares mais próximos. Foram eles que mantiveram a Bacelada durante os últimos dois séculos.

Onde estamos

Situadas na vertente sul da ilha, As Cabanas da Viscondessa estão convenientemente localizadas na zona mais central de São Jorge, perto do aeroporto e da Vila das Velas.

Nas redondezas existem restaurantes, mercearias, diversas zonas balneares e uma piscina municipal de água salgada.

A Viscondessa

Isabel Beatriz de Azevedo Pereira e Sousa nasceu a 23 de novembro de 1837 na Urzelina e casou com um dos filhos do Tenente-Coronel Miguel Teixeira Soares de Sousa, patriarca de uma das famílias mais ricas e influentes da ilha de São Jorge. A Quinta da Bacelada fazia parte do seu vasto morgadio. Após a sua morte e a dos filhos, seria a Viscondessa a administrar a propriedade, pela qual nutria especial carinho.

A importância da sua intervenção na sociedade local seria reconhecida por vontade do Rei D. Carlos, ao agraciá-la, em 25 de outubro de 1894, com o título de Viscondessa de São Mateus. De salientar que São Mateus é o orago da freguesia da Urzelina.

A Viscondessa foi tia de uma bisavó do atual proprietário da Quinta da Bacelada.

Identidade – símbolo

A identidade das Cabanas da Viscondessa foi por nós associada à urzela (Roccella tinctoria), líquen característico dos Açores. Foi a abundância da urzela nas rochas costeiras junto à Bacelada que justificou a designação de Urzelina à freguesia onde se situam as Cabanas. Até finais do século XVII foi muito procurada para tingir têxteis, mas atualmente perdeu relevância económica.

Venha desfrutar a natureza

São Jorge é a ilha das mais belas arribas, falésias e fajãs do arquipélago dos Açores e um local perfeito para férias em contacto com a natureza terrestre e aquática.

SABER MAIS SOBRE SÃO JORGE

Caminho de Cima – Ribeira do Nabo | 9800-404 Urzelina | São Jorge | Açores - Portugal
+351 295 249 862
+351 938 709 794
info@cabanasdaviscondessa.com
Horário de receção: das 08:00 às 20:00